Médicos que trabalham na rede municipal de Saúde de Mauá cobram da administração Donisete Braga (PT) o pagamento das gratificações prometidas aos profissionais.
O Sindserv (Sindicato dos Servidores) de Mauá alega que a Prefeitura descumpriu acordo firmado com a categoria. Segundo o sindicato, a promessa do governo era já incorporar as gratificações aos salários que cairiam na última sexta-feira (28), o que não aconteceu.
“Inicialmente, queríamos que o pagamento fosse feito retroativo ao dia 1º de maio. Depois, chegamos a um acordo para que contasse a partir do dia 1º de junho e fosse pago no final do mês, e isso não foi cumprido”, explica o presidente do Sindicato dos Servidores de Mauá, Josemar Alves Lobo.
PASSEATA
Hoje, a diretoria do Sindserv Mauá vai se reunir para definir ações para cobrar a Prefeitura sobre o pagamento das gratificações.
Os médicos planejam realizar uma passeata na próxima quarta-feira (3). O encontro deve contar ainda com a participação de agentes de saúde insatisfeitos com a baixa remuneração. “Tem agentes de saúde ganhando menos que o salário mínimo”, afirma o presidente do Sindserv Mauá.
GARANTIA
A secretaria de Saúde de Mauá garante que está de pé o acordo que definiu o pagamento de gratificação retroativo ao dia 1º de junho.
“Pode ter acontecido alguma demora no processamento da folha e a gratificação acabou não sendo paga junto com o salário. Mas o pagamento retroativo será realizado”, afirma Lumena Furtado.
O projeto de lei aprovado pela Câmara no mês passado prevê gratificação entre R$ 45,00 e R$ 83,91 para profissionais estatutários da Saúde.
UPA do Jardim Maringá será inaugurada dia 10 de julho
Depois de sucessivos adiamentos, a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Barão de Mauá – antes denominada Jardim Maringá -, tem data marcada para acontecer: 10 de julho, a partir das 10h. Com a entrega da unidade, Mauá finaliza a sua rede urgência e emergência, que já conta com outras três UPAs: Vila Assis, Zaíra e Centro.
A demora para inaugurar a unidade foi motivada por vários fatores. As obras foram interrompidas na gestão Oswaldo Dias (PT) devido determinação da Cetesb, que considerou que a construção estava sendo feita em área de proteção ambiental.
O prefeito Donisete Braga chegou a anunciar várias previsões para inauguração da unidade neste ano. A UPA vai funcionar na avenida Barão de Mauá, 3609.
Fonte: Rede Bom Dia