Caravana da Saúde educa com brincadeiras, teatro e música em Mauá

Uma forma divertida de informar e educar a população sobre como preservar a saúde e evitar diversos tipos de doenças foi adotada pela Secretaria de Saúde de Mauá. Foi o que aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Primavera, quando três agentes de endemias e um maestro fizeram uma apresentação musical.

Na história cantada, que tinha ao fundo a música Mulher Brasileira, de Benito di Paula, tocada pelo maestro Rodrigo Hernandes numa homenagem ao Mês da Mulheres, a mãe (Rosângela Santos) ensinava a filha (Auta Quirino) sobre as formas de prevenção. Um dos exemplos foi sobre conjuntivite, recomendando a frequente lavagem das mãos. Outra dica para a filha foi levar o preservativo para a balada, onde ela conheceu o namorado (Ana Balduíno).

As personagens das agentes também falaram sobre combate à dengue, diabetes, hipertensão, na apresentação de 15 minutos que contou com o olhar atento e participativo das 20 pessoas que estavam na Unidade para pegar medicamento e passar por consulta médica e atendimento dentário e com nutricionista, assistente social e psicóloga.



“O que mais me tocou foi sobre a prevenção à conjuntivite, porque vim aqui por causa disso”, comentou o morador da Vila Mercedes, Cláudio Magalhães, 20 anos, que aguardava consulta com o clínico geral para confirmar o diagnóstico. “Este trabalho faz todo o sentido porque a aprendizagem se torna mais efetiva: brincando, eles passam as informações e as pessoas gravam”, explicou a coordenadora da unidade, Eliana Guardabassio.

Segundo o diretor teatral Gilberto Lima, um dos coordenadores do trabalho lúdico desenvolvido para educar a população na promoção da saúde, os usuários da rede municipal, enquanto aguardam atendimento em seus mais diversos serviços, recebem informações da equipe formada por agentes de endemias, que integram a Divisão de Educação em Saúde (DIES), da Coordenadoria de Vigilância à Saúde (Covisa). Alguns trabalhos são desenvolvidos pelos agentes comunitários nas próprias unidades de saúde, como prevenção à osteoporose, hipertensão e diabetes, dengue e outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá





Deixe seu comentário