O acionamento das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Regional de guia da cidade Mauá) deve ser feito pelo telefone 192, sempre por meio de aparelho fixo ou orelhão, para evitar que a chamada seja deslocada para outros municípios. A ligação é gratuita. Profissionais altamente treinados atendem pedidos de socorro emitidos nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, por meio do sistema gratuito de atendimento às emergências 24 horas.
Estas são algumas das informações transmitidas por técnicos do Samu 192 Regional de Mauá, coordenado pela Secretaria de Saúde. São utilizadas palestras e materiais informativos para a população, em escolas, empresas e eventos públicos.
Só em 2010, foram 17.875 atendimentos prestados pelo serviço em vias públicas, residências, locais de trabalho ou estabelecimentos comerciais. Conforme a gravidade do caso, a Central de Regulação do Serviço aciona as ambulâncias de atendimento básico ou avançado, com médico e enfermeiro. Após o socorro feito no local onde houve o atendimento de urgência e com a estabilização da vítima, a ambulância a encaminha para uma unidade hospitalar, para o devido tratamento.
Trotes Telefônicos
Mas, a agilidade e eficiência do serviço, muitas vezes, ficam comprometidas devido ao grande número de trotes que chegam à Central de Regulação: quase 2.400 telefonemas em 2010.
A maioria das ligações foi feita por crianças e adolescentes, com chamadas falsas que acabaram por provocar 325 deslocamentos das ambulâncias para atendimentos inexistentes.
Segundo a coordenadora do Samu, Marta Magalhães Ataíde, “devemos sensibilizar crianças e adolescentes para que não passem trotes telefônicos para o Samu 192, assim como Corpo Bombeiros e Polícia Militar. Para isso, contamos com a ajuda de pais e professores”. Uma brincadeira deste tipo pode prejudicar o atendimento de quem realmente precisa, segundo a coordenadora.
Como acionar o Samu 192
– Ligue para o número 192 de um orelhão ou telefone fixo
– Identifique-se e passe seu número telefônico
– Explique o que esta ocorrendo
– Passe o endereço completo da ocorrência e um ponto de referência
– Se possível, informar nome, idade e sexo da vítima
– Fique atento às orientações do médico regulador transmitidas por telefone
– Aguarde a chegada da ambulância e relate qualquer alteração no quadro
Os profissionais do Samu 192 Regional de Mauá atendem urgências como:
– Desmaios
– Convulsões
– Problemas cardíacos e respiratórios
– Partos
– Suspeita de derrame cerebral
– Acidentes de trânsito, quedas, choque elétrico, queimaduras graves e outros
– Ferimentos com sangramento intenso
– Mordedura de animais
– Fraturas
– Ferimentos por armas de fogo e brancas
– Quadros psiquiátricos em pessoas agressivas, intoxicação e envenenamento.
Fonte: Folha de Ribeirão
Fonte: Folha de Ribeirão