Duas cidades do Grande ABC completam amanhã aniversário, motivo de programação especial na região. Enquanto Diadema privilegia o sertanejo e o pagode, sem se esquecer da música instrumental, para comemorar os 52 anos de emancipação, guia de Mauá entrará no ritmo do samba para celebrar os 57 anos.
Em guia da cidade Diadema, a dupla mineira Victor & Leo é destaque entre os músicos que se apresentarão amanhã, a partir das 16h, na Praça da Moça (esquina da Rua Graciosa com a Avenida Alda). Os irmãos prometem entoar canções do álbum “Amor de Alma”, que foi lançado em outubro, além de sucessos de discos antigos, a exemplo das composições “Fada”, “Tem Que Ser Você” e “Borboletas”.
Grupos e outras duplas também subirão ao palco, que estará montado na Praça da Moça. O público poderá acompanhar shows de diferentes nomes como Turma do Pagode, Katinguelê, É Demais, João Pedro & Juliano, Douglas & Allan, e João Marcos & Juliano.
Já os amantes da música instrumental deverão se dirigir à Praça da Moça na sexta-feira, a partir das 19h. O músico Hermeto Pascoal, mestre do jazz brasileiro, subirá ao palco ao lado da Banda Jazz Sinfônica de Diadema. Em julho, a formação homenageou Hermeto durante a execução do concerto “Brazzilidades” no “45º Montreux Jazz Festival”, sediado na Suíça.
Embora a programação seja menor, se comparada a Diadema, Mauá terá celebração dupla. Além do aniversário, comemora uma década do Teatro Municipal, que será completada no sábado. O espaço se constitui hoje como um dos principais equipamentos culturais da região, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá.
A principal atração da cidade é o grupo Os Originais do Samba, que se apresentará no Teatro Municipal (Avenida João Ramalho, 353. Tel.: 4555-0086), no sábado, a partir das 20h. Formado na década de 1960, no Rio de Janeiro, o conjunto deve reger a noite com músicas conhecidas, a exemplo de “Assassinato do Camarão” e “Esperança Perdida”.
Na sexta-feira, a partir das 20h30, haverá sessão única do espetáculo “Sacra Folia”, que tem direção de Ednaldo Freire. Na peça de Luís Alberto de Abreu, a Sagrada Família é perseguida por Herodes. Durante fuga para o Egito, perde-se e chega ao Brasil. Como a perseguição continua em solo nacional, José, Maria e o menino Jesus se veem obrigados a aceitar a ajuda de dois tipos populares para retornar à Judéia, João Teité e Matias Cão.
Já amanhã, entre 10h e 23h, grupos musicais da cidade se apresentarão no Paço, que também receberá atrações como cama elástica, pintura facial, escultura de balões, arborismo, tirolesa e escalada indoor.
Fonte: Diário do Grande ABC