No último sábado, a professora e psicopedagoga Terezinha Leardini Branco, fundadora e diretora do Colégio Leonardo Da Vinci, com unidades na cidade, faleceu em virtude de problemas de saúde. Há algum tempo ela vinha lutando contra um câncer. O falecimento da educadora consternou a cidade, onde ela teve forte atuação, não somente como diretora do colégio, mas também como colaboradora do Conselho Municipal de Educação. Amanhã, às 19hs será realizada na Paróquia Imaculada Conceição, Matriz de Mauá, a missa de sétimo dia. O templo fica na praça Monsenhor Alexandre Arminas, 1, no Centro da cidade.
Terezinha fundou em 1990 o Colégio Leonardo da Vinci, em Mauá, que surgiu inicialmente como centro de educação infantil. A sua proposta foi trazer para a cidade uma escola que abrigasse diferenciais educacionais não só pelas propostas pedagógicas, mas também proporcionasse a excelência no desenvolvimento e alfabetização de seus alunos. Se mostrou tão bem sucedida que levou à expansão física e a criação do 1º Grau já em 1994. O sucesso dos resultados colhidos com a implantação do 1º Grau somado a demanda das próprias famílias pela continuidade do trabalho realizado levaram a construção da segunda unidade, que também passou a oferecer o Ensino Médio a partir de 2001.
Em 2010, quando o colégio ganhou destaque pelo melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na cidade, Terezinha comentou o resultado e acabou por relatar também a filosofia utilizada no colégio. “O ensino não depende só da tecnologia, eu vejo isso com ressalvas, e nem por isso deixamos de ter uma boa qualidade de ensino. O resultado do Enem nos animou bastante e afirmo que isso vem de um trabalho intenso de aperfeiçoamento de 21 anos. Fiquei lisonjeada com o resultado da prova de 2009, isso coroa o nosso trabalho, que fiz por puro amor de professora. Eu sou da cidade Mauá e investi na cidade”, dizia orgulhosa.
O prefeito Oswaldo Dias (PT) divulgou nota lamentando o falecimento da educadora. “Recebi com pesar a notícia da morte da professora e psicopedagoga Terezinha Leardini Branco, ocorrida no sábado. A professora Terezinha sempre esteve envolvida e comprometida com a educação de Mauá e, como educadora, sua preocupação era a formação de cidadãos conscientes. Teve papel relevante no Conselho Municipal de Educação, contribuindo com a elaboração da política pública de Educação Municipal. O município e a comunidade escolar perdem uma grande pessoa. Neste momento de dor, solidarizo-me com todos os seus familiares e amigos”, diz a nota.
Fonte: Repórter Diário