Aulas começam para alunos da rede estadual de Mauá

Os 311 mil estudantes da rede estadual de ensino voltam às aulas hoje nas 335 escolas da região. Também retornam ao trabalho os 15.430 professores do Grande ABC. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, os alunos e funcionários encontrarão neste início de ano letivo unidades que passaram por reparos nas estruturas por meio do programa Trato na Escola e a distribuição de cadernos de apoio curricular e kits de material escolar.

No total, a secretaria investiu R$ 55,1 milhões no Trato na Escola, realizado em todas as 5.300 unidades de ensino da rede estadual. O repasse é destinado à execução de pequenas reformas ou reparos, pintura e troca de equipamentos. Cada Associação de Pais e Mestres recebeu R$ 7.900, que poderão ser empregados na contratação de serviços de pintura interna, externa, de quadra e de lousa, além de materiais necessários para a realização dos reparos.

Foram 35,3 milhões de exemplares do volume 1 do Caderno do Aluno para as 4.200 escolas de Ciclo 2 do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e do Ensino Médio da rede estadual. Desenvolvido pelo programa São Paulo Faz Escola, o material de apoio curricular contém a base do conteúdo que os estudantes dos respectivos anos/séries trabalharão no primeiro bimestre deste ano.

MATERIAL ESCOLAR

Cada um dos cerca de 4,2 milhões de alunos receberá kit de material escolar, composto por caderno, caneta, lápis, lápis de cor, apontador, borracha e régua. Serão entregues três composições diferentes, sendo uma para os estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (Ciclo 1), uma para os do 6º ao 9º anos desse mesmo nível de ensino (Ciclo 2) e outra para os estudantes das três séries do Ensino Médio, incluindo aqueles matriculados nos programas de Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena e Educação Especial.

O novo modelo de Ensino Médio de tempo integral oferecerá jornada ampliada de seis horas para nove horas e meia, incluindo três refeições diárias, em 16 unidades de diferentes regiões do Estado. No Grande ABC, somente a Escola Estadual Jardim Riviera, em Santo André, oferecerá o novo modelo.



A estrutura contará com salas temáticas de português, história, arte e geografia, salas de leitura e informática, laboratórios de biologia, química, física e matemática. Nessas escolas a volta às aulas será no dia 13.

Trânsito vai receber esquema especial

Algumas das prefeituras da região prepararam esquemas especiais de trânsito na volta às aulas da rede estadual. Em São Caetano, a Secretaria de Mobilidade Urbana disponibilizará agentes de trânsito próximos às escolas, visando coibir irregularidades como fila dupla e não permitindo o estacionamento em local proibido, como esquinas, vagas destinadas ao transporte escolar e de uso para embarque/desembarque. Com a volta às aulas, a previsão é de aumento de 30% no fluxo de veículos. Cerca de 16 agentes de trânsito vão trabalhar nessa operação.

Durante toda a semana, agentes de trânsito de Ribeirão Pires vão monitorar o entorno das escolas para orientar pais e responsáveis dos alunos sobre não estacionar em fila dupla. As unidades da região central, como a Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, são os pontos com maior incidência desse tipo de infração.

O Departamento de Trânsito de Diadema informa que a área que exige mais atenção na cidade é a Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, onde há grande circulação de veículos, e no Centro. Haverá reforço nas operações de trânsito e de fiscalização no entorno das unidades. Além disso, a Guarda Civil Municipal conta com a Ronda Escolar, implementada em julho de 2010, que percorre as escolas municipais para garantir a segurança dos alunos e da comunidade local.

Em São Bernardo, 40 fiscais por turno trabalham diariamente no trânsito. A grande preocupação para o reinício das aulas fica por conta das avenidas Piraporinha, Lions e Maria Servidei Demarchi. O trânsito aumenta cerca de 30% a 40% nesta época.

MUNICIPAIS

Entre as redes municipais de ensino, as primeiras cidades que retornaram às aulas foram Santo André e Ribeirão Pires, ontem. Diadema, São Bernardo, Rio Grande da Serra e a cidade Mauá marcaram o retorno para hoje. O único município do Grande ABC cujos alunos começam as aulas na segunda-feira é a cidade São Caetano.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário