A Secretaria de Saúde de Mauá adicionou oito produtos fitoterápicos na Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que já contava com o xarope de Guaco nas farmácias da rede pública há mais de um ano. São eles as cápsulas de Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana), Unha-de-Gato (Uncaria tomentosa), Alcachofra (Cynara scolymus), Isoflavona de Soja (Glycine max), Garra-do-Diabo (Harpagophytum procumbens) e Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia), além dos géis de Aroeira (Schinus terebenthifolius) e Unha de Gato. Os novos medicamentos são produzidos à base de plantas medicinais e indicados para inflamações, dores reumáticas e equilíbrio hormonal, entre outros males.
Distribuídos nas 23 unidades de saúde de Mauá pela coordenadoria de Assistência Farmacêutica, os medicamentos só podem ser dispensados para os usuários mediante apresentação de receita médica atualizada proveniente do SUS e de cartão usuário ou RG.
Para racionalizar e capacitar a equipe, os médicos da rede, no próximo dia 26, serão orientados sobre indicações, uso e resultados de cada substância. Assim, poderão receitar os novos produtos aos pacientes. De acordo com a Secretaria de Saúde, além de mais baratos, os fitoterápicos apresentam menos reações adversas durante seu uso pelos pacientes. A Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Mauá recebeu, por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011, as primeiras colocações do Prêmio de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, do Ministério da Saúde.
Fonte: Repórter Diário