Mauá: Adiada entrega de UBS no Zaíra

O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), barrou, de última hora, a entrega da UBS (Unidade Básica de Saúde) Zaíra 3, prevista para ocorrer hoje, às 10h. O adiamento foi tomado para não dar visibilidade ao vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), que liderou movimento no partido contra o projeto de reeleição do chefe do Executivo antes mesmo de ele ficar inelegível, dia 21.

Paulo Eugenio deixará a Pasta segunda-feira na expectativa de concorrer à reeleição, em chapa encabeçada pelo deputado estadual Donisete Braga (PT) – o ex-secretário de Obras, Hélcio Silva, também está inscrito como pré-candidato ao Paço pela legenda, com o apoio de Oswaldo. Por isso, tentou marcar a cerimônia de inauguração da UBS para antes de sua exoneração, mas recebeu como resposta a incompatibilidade na agenda do prefeito.

A partir de então, o vice passou a alardear que entregaria o equipamento à população mesmo sem cerimônia inaugural. A data definida foi hoje pela manhã, justamente quando Oswaldo estará fora de Mauá, em reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André.



Ao saber da movimentação, vista como insubordinação, o chefe do Executivo mandou a secretária de Governo, Mariângela Secchi (PT), avisar Paulo Eugenio de que ele não tinha autorização para entregar a UBS. Prefeito e vice não se falam desde que a “tentativa de golpe” foi deflagrada, há 15 dias.

Evitando outro mal-estar com Oswaldo, Paulo Eugenio descarta a queda de braço e garante que o motivo do adiamento é outro: o enterro de Orlando Saranti, militante histórico do PT, hoje de manhã. “Como na segunda-feira vou encaminhar minha exoneração, fica para o próximo (secretário) agendar a inauguração”, conforma-se.

A UBS Zaíra 3 foi construída com emenda de R$ 1 milhão conquistada por Donisete junto ao Orçamento do Estado. A obra custou R$ 800 mil e a Prefeitura de Mauá tenta autorização do Palácio dos Bandeirantes para empenhar a verba restante na compra de equipamentos.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário