A Prefeitura de Mauá promete universalizar o ensino para crianças com idade entre 4 e 5 anos até o fim de agosto, quando entregará a quinta unidade de ensino desde 2009. No período de quase quatro anos, foram criadas 2.970 vagas na Educação Infantil (zero a 5 anos), quantidade capaz de zerar a fila de espera na pré-escola, que era de aproximadamente 1.360 vagas.
Ontem, foram inauguradas duas escolas; as aulas começam hoje.
A unidade do Jardim Zaíra – Terezinha Leardini Branco – atenderá 580 alunos, sendo 175 em creche em período integral e 405 na pré-escola. O investimento foi de cerca de R$ 6 milhões. Além de 18 salas de aula, o espaço conta com brinquedoteca, sala de informática, quadra de esportes coberta e anfiteatro com capacidade para 120 lugares.
Já a Escola Municipal Guilherme Primo Vidotto, no Jardim Olinda, difere da unidade do Zaíra apenas no número de salas, que são 16. O local oferece ensino em período integral para 120 crianças com idade entre zero e 3 anos e 400 vagas para alunos de 4 e 5 anos. A implementação da unidade custou R$ 5 milhões.
A expectativa da secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar, é entregar a última das cinco escolas prometidas no fim de agosto. Localizada na Vila Assis, tem mesma estrutura da construída no Jardim Olinda. “Zeramos a fila de espera para crianças com 4 e 5 anos e aliviamos o deficit de zero a 3 anos.”
Apesar das inaugurações e aumento da oferta por aprendizado, Mauá segue com 1.030 crianças na fila por vaga em creche.
OPORTUNIDADE
Depois de dois anos e meio de espera, finalmente a pequena Emily, 3 anos, poderá frequentar a escola. A mãe, a operadora de telemarketing Caroline Santos da Silva, 19, comemorou a oportunidade. “Demorou, mas finalmente conseguimos a vaga.”
Outra que será beneficiada com a creche para a filha de 3 anos é a vendedora Fátima Priscila Pinto, 24. Com isso, a moradora do Jardim Zaíra 2 não precisará deixar a filha com a mãe para poder trabalhar.
Fonte: Diário do Grande ABC