Em 2010, a Secretaria de Segurança Alimentar (SSA) ajudou, por meio do Banco de Alimentos de Mauá, 184.039 pessoas. Foram doados 742.532 kg de alimentos, que chegam até a SSA por programas como Compra Direta Local da Agricultura Familiar, Doação Simultânea e Agricultura Urbana. O Banco de Alimentos tem como objetivo receber os mantimentos, fazer o recondicionamento e o armazenamento dos produtos e distribuí-los às 140 entidades cadastradas no programa.
Na última semana, a SSA encerrou as atividades do Fórum de SAN (Segurança Alimentar Nutricional). As entidades fizeram uma aviação das atividades realizadas durante o ano e receberam certificado do curso de formação: Alimentação Direito de Todos. Com a formação, as pessoas puderam aprender como se alimentar com responsabilidade e gerar renda com a produção de pratos diferenciados. Foram 2.663 pessoas beneficiadas. Em 2011, será aplicado o curso sobre aproveitamento integral de alimentos.
Nesta segunda-feira (13), também aconteceu o encerramento das atividades do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), formado em 2010. O conselho tem 26 membros titulares e 26 suplentes que farão o diálogo entre o Governo e as organizações sociais, além de acompanhar e monitorar os programas da secretaria.
“Para o ano que vem vamos trabalhar com o conselho para organizar a Conferencia Municipal de Segurança Alimentar”, afirmou o Secretário de Segurança Alimentar, João Carlos Alves. “Outra iniciativa será trabalhar para a criação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar Nutricional.”
Fonte: Prefeitura de Mauá