O Cartório de Registro Civil Mauá tem a missão de prestar serviços de registro civil e certificação digital de altíssima qualidade ao cidadão Mauaense.
Visa garantir a cada munícipe da Cidade de Mauá o acesso simplificado e ágil aos seus atos lavrados nesta Serventia. Com base no aprimoramento da qualidade dos serviços e da qualificação dos profissionais.
Cartório de Registro Civil Mauá História
Mauá é um município do estado de São Paulo, da Região Metropolitana de São Paulo, pertencente à região do ABC Paulista. Mauá significa aquele que é elevado, língua Tupi, e como se trata de um município, pode-se traduzir Cidade elevada.
Houve progresso local relevante a partir da construção, por parte da São Paulo Railway, da Ferrovia Santos-Jundiaí, a qual foi inaugurada em 1867. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mais tarde, elevado a Visconde de Mauá, grande empreendedor no comando desse projeto ferroviário, chegou a ter grandes propriedades na região, adquirindo a Fazenda Bocaina do Capitão João José Barboza Ortiz.
O Crescimento da agora Vila do Pilar levou a São Paulo Railway a inaugurar a estação de trem Pilar em 1º de abril de 1839 . Um núcleo populacional surgiu e cresceu em volta da estação pelas décadas seguintes.
Em 1926, a estação ferroviária teve o nome alterado para Mauá, em homenagem ao ilustre empreendedor e construtor da ferrovia. Assim, o então bairro de Pilar, pertencente ao Município de São Bernardo do Campo, foi mudando pra Mauá. Com o Decreto-lei Estadual nº 6780, de 18 de outubro de 1934, Mauá foi elevada a Distrito, ainda pertencente a São Bernardo. Com o Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, foi recriado o município de Santo André, passando o distrito de Mauá a pertencer ao novo município.
O Distrito cresceu, mas boa parte da população considerava o local quase abandonado pela Prefeitura de Santo André. Surgiu assim, a partir de 1943, o Movimento Emancipacionista, liderado por Egmont Fink. Em 22 de novembro de 1953, foi realizado um Plebiscito com os moradores locais, para escolherem pela emancipação local ou não. A maioria votou a favor,e a Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, decretou a emancipação e surgimento do Município de Mauá.
A instalação de fato do novo município e administração autônoma se deu a partir de 1º de janeiro de 1954. Os vereadores, no entanto,decidiram por votação na Câmara Municipal que a Data Magna da cidade seria 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da cidade, e Dia da Justiça.
Cartório de Registro Civil Mauá Documentos para Registros
Os documentos necessários para os registros são:
Casamento: os noivos deverão comparecer ao cartório, acompanhados de 2 testemunhas, com os seguintes documentos:
a) Documento de identidade dos noivos e das 2 testemunhas;
b) Certidão de Nascimento;
c) Caso de noivos (ele ou ela) divorciados, apresentar Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio;
d) Caso de noivos viúvos (ele ou ela), apresentar Certidão de Casamento e de Certidão de Óbito do conjuge falecido;
e) Caso dos noivos (ele ou ela), entre 16 e 17 anos de idade, deverão ser acompanhados pelos pais ou representantes legais.
Nascimentos: para registro de nascimento é necessário
Solteiros:
- Cédula de identidade (original) do declarante
- Cédula de identidade de identidade da mãe
- DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital
Casados:
- Certidão de casamento original
- Cédula de identidade de identidade da mãe ou do pai
- DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital
Prazos:
- Quando o pai declarante: 15 dias
- Quando a mãe declarante: 60 dias
- Quando ambos ( pai e mãe) declarantes: 60 dias
Óbito: O declarante do óbito, com o atestado de óbito, fornecida pelo Serviço Funerário Municipal, irá ao Cartório do local, onde ocorreu e solicitará o seu registro. Caso ocorra o óbito na residência, um pessoa próxima providenciará o atestado de óbito e levará até o Serviço Funerário Municipal, e prestará informações como:
- atestado de óbito;
- cédula de identidade e/ou;
- certidão de nascimento ou casamento e/ou;
- carteira de trabalho e/ou
- carnê do INSS;
- declarar se o falecido deixa bens;
- declarar se o falecido tem testamento;
- declarar se o falecido era eleitor;
- declarar se o falecido era reservista;
- declarar se o falecido deixa filhos maiores ou menores;
- local do sepultamento ou cremação;
- declarar qualificação dos pais do falecido.
Cartório de Registro Civil Mauá Serviços
Além dos registros civis, o cartório oferece os seguintes serviços:
- Autenticações
- Reconhecimento de firma
- Procurações
Vagas Cartório de Registro Civil Mauá – Trabalhe Conosco
O Cartório de Registro Civil Mauá disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Cartório de Registro Civil em Mauá
- Segunda a Sexta das 08h às 17h / Sábado das 08h às 12h
Onde fica, Endereço e Telefone Cartório de Registro Civil em Mauá
- R. Santa Cecília, 320 – Matriz – Mauá – SP
- Telefone: (11) 4555-1932
Outras informações e site
- Mais informações: www.registrocivilmaua.com.br
- Mais informações: www.cartoriosdobrasil.org/cidade/maua