Conferência da Educação discute o ensino de qualidade em Mauá

A Prefeitura de Mauá realizou na manhã deste sábado (25/05), a IV Conferência Municipal de Educação. A abertura do evento realizado na Faculdade Mauá (Fama) teve a participação do prefeito Donisete Braga; da secretária municipal de Educação, Lairce Aguiar; de Mauro Cézar Nogueira, presidente do Conselho Municipal; do consultor da UNIESP, Emerson Agrella e de Francisco das Chagas Fernandes, secretário executivo Adjunto do MEC e coordenador nacional da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014. As discussões focaram o tema “Educação, Cidade e Participação”.

O objetivo do encontro foi diagnosticar a realidade educacional do município e encaminhar um conjunto de propostas que subsidiará a Conferência Intermunicipal em agosto e também as etapas estadual e nacional. “Não se faz nada no país ou no estado sem pensarmos numa educação como processo de transformação. Está no ensino de qualidade a chave para o desenvolvimento”, afirmou Donisete Braga.

A secretária de Educação Lairce Aguiar comemorou o bom número de participantes. “Cidade de Mauá demonstra que é um exemplo de participação democrática. É dessa maneira que a sociedade dá sua contribuição para a qualidade da educação na cidade Mauá”.

Para Francisco das Chagas Fernandes, secretário executivo Adjunto do MEC a participação popular é fundamental para o sucesso das ações. “As Conferências da Educação, são construídas por atores sociais (pais, estudantes e profissionais da educação) que participam do desenvolvimento da educação do país como um todo, construindo um sistema articulado, o PNE (Plano Nacional de Educação)”, afirmou.



Ele acredita que só com essas discussões é possível realmente entender a fundo as nuances do ensino no país. “Mobilizações e debates, com uma discussão reflexiva, ampliam um diagnóstico da educação e expõem as expectativas da sociedade, vocalizadas nas conferencias municipais, intermunicipais, distritais e estaduais, que antecedem a etapa nacional. Esse processo de discussão e elaboração de propostas norteia o PNE em premissas como: Universalização da educação básica pública, expansão da oferta da educação superior e garantia do padrão de qualidade em todas as instituições de ensino” ponderou.

Após a abertura, os conferencistas se reuniram em salas temáticas que discutiram propostas em sete eixos: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação; educação e diversidade; educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; qualidade da educação; gestão democrática, participação popular e controle social; valorização dos profissionais da educação; e financiamento da educação. Também foram escolhidos os delegados que vão participar da Conferência Intermunicipal.

O prefeito Donisete Braga acredita que as proposituras votadas estão em sinergia com as políticas que estão sendo implantadas pela administração. “Elas se adequam a visão de futuro que temos para Mauá. Queremos uma cidade mais educadora, acolhedora, inovadora e tenho certeza que essas sugestões nos darão uma boa base de trabalho”, finalizou.

Fonte: Prefeitura Mauá





Deixe seu comentário