A Prefeitura da cidade de Mauá obteve autorização do Departamento de Águas e Energia Elétrica, do governo estadual, para a limpeza e o desassoreamento do Rio Tamanduateí e dos córregos Itapoã, Serraria e Barroca. A outorga tem validade nos próximos cinco anos.
A administração apresentou o projeto ao órgão em julho. O objetivo é utilizar máquinas para a execução dos trabalhos, que até então eram feitos de forma manual, o que demandava mais tempo e mão-de-obra. “Escolhemos esses córregos por serem os maiores do município e por terem maior concentração de moradias no entorno, o que pode acarretar mais prejuízos em caso de transbordamento”, explicou o secretário de Serviços Urbanos da cidade, Severino Manoel da Silva.
Nos últimos meses, a Prefeitura intensificou a limpeza dos cursos d’água, com o objetivo de se preparar para o período de chuvas mais intensas que se aproxima. As ações foram iniciadas no Córrego Corumbé, que corta o Jardim Zaíra, bairro mais populoso do município. Afluente do Rio Tamanduateí, o córrego tem encostas feitas de gabião (gaiolas de metal cheias de pedra). Em um mês, foram removidas cerca de 610 toneladas de lixo e entulho.
Fonte: Diário do Grande ABC