Diadema entra na briga com Mauá para ter Poupatempo

A terceira unidade do Poupatempo no Grande ABC será disputada por Mauá e Diadema junto ao governo do Estado de São Paulo. Ambos os municípios buscam inclusão no pacote de 33 novos postos, a ser anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O caso envolve principalmente dois deputados estaduais: Alex Manente (PPS), que busca articular junto com prefeito mauaense, Donisete Braga (PT), enquanto Orlando Morando (PSDB) levanta a bandeira do gestor do Paço diademense, Lauro Michels (PV).

Pelo lado de Mauá, Alex assumiu publicamente o desejo de trazer o equipamento para o município, alegando as mesmas razões apresentadas outrora por Donisete: o Poupatempo também atenderia às cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

“Vamos batalhar junto ao governo (estadual) para Mauá ter o Poupatempo, pois é a região que falta para receber a unidade. Falei com (secretário estadual de Gestão Pública), Davi Zaia (PPS), e ele disse que está estudando o caso”, afirmou Alex.

Em contrapartida, Morando iniciou diálogo com o Palácio dos Bandeirantes para que Diadema seja incluída na lista das 33 cidades programadas para terem os postos. O tucano alegou que o município tem a maior densidade demográfica do Estado, com 12,5 mil habitantes por quilômetro quadrado, de acordo o IBGE. O parlamentar teve do verde a garantia do esforço em adquirir a unidade.



“Estive na segunda-feira com Alckmin e sugeri que Diadema fosse contemplada, por causa do adensamento populacional. Além disso, a unidade do Poupatempo na Cidade Ademar (bairro de São Paulo na divisa de Diadema) não consegue atender o povo do município”, analisou Morando.

O problema para as duas cidades é que dificilmente o Grande ABC terá quatro postos. O Palácio dos Bandeirantes deve incluir apenas um município da região no pacote dos novos Poupatempos. A região tem o serviço em São Bernardo desde 2001, enquanto Santo André deve instalar em 2014.

Sobre a iniciativa de Morando, Donisete não entrou em dividida, mas sinalizou que a instalação do serviço em Mauá é mais importante. “Nós temos a justificativa de atender outras duas cidades. Já Diadema faz divisa com a cidade de São Bernardo”, ponderou.

A favor de Donisete há proximidade de Alex com Zaia para favorecer Mauá nessa corrida com Diadema pelo posto. O popular-socialista articulou com o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), junto à Pasta de Gestão Pública, o destravamento da implantação do Poupatempo, projeto estagnado durante a gestão de Aidan Ravin (PTB).

Além disso, Diadema está situada entre dois pontos do Poupatempo – Cidade Ademar e São Bernardo. Esse cenário pode favorecer o Paço mauaense a levar a melhor na disputa.

Por outro lado, a balança pode tender para Diadema pelo fato de Michels ser aliado imediato de Alckmin no Grande ABC e, portanto, ter boa interlocução com o governo estadual.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário