A eleição 2012 para a Prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, será decidida no segundo turno, entre os candidatos Vanessa Damo (PMDB) e Donisete Braga (PT). No primeiro turno, realizado neste domingo (7), Donisete obteve 38,34% dos votos válidos e Vanessa ficou com 33,90%.
A disputa na cidade foi marcada pela indefinição da participação do candidato Diniz Lopes (PR), que chegou a ficar em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto no início da campanha.
Lopes foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pela reprovação das contas da Câmara Municipal de Mauá entre 2003 e 2006 e disputará a eleição sub judice. Ele ainda aguarda uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seus votos não foram computados pelo Tribunal Superior Eleitoral e só poderão ser contabilizados se a Justiça Eleitoral acolher seu recurso.
Líder nas pesquisas e segunda colocada no primeiro turno, Vanessa pretende, segundo seu plano de governo, construir cinco novas Unidades Básicas de Saúde 24 horas, além de integrar a Santa Casa ao SUS para que ela volte a atender gratuitamente. Na área da segurança, a candidata quer remunerar policiais e guardas que trabalharem nos dias de folga. Já no transporte, o programa prevê a integração do sistema e a construção de ciclovias.
Em seu programa, Braga prevê a implantação de monitoramento eletrônico nas principais avenidas da cidade, em parceria com o governo federal, para ampliar a segurança, além do incentivo à ação integrada entre a Polícia Militar, a Civil e a Guarda Municipal. No transporte, Braga pretende implantar o Bilhete Único em Mauá.
Candidatos
Filha do ex-prefeito de Mauá, Leonel Damo, Vanessa nasceu na cidade em 16 de julho de 1981. Ela é casada e formada em desenho industrial. A candidata iniciou sua vida pública como vereadora em Mauá, em 2004. Em 2006, foi eleita deputada estadual e foi reeleita em 2010. Atualmente é membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa.
Donisete Braga é paulista de Flora Rica, mas mora em Mauá desde 1976. Nascido em 3 de maio de 1967, ele é formado em contabilidade, casado e pai de dois filhos. Braga foi eleito duas vezes vereador em Mauá. Em 2000, passou a deputado estadual e assumiu o mandato no ano seguinte, na vaga deixada por José de Fillipi Junior, que havia sido eleito prefeito da cidade de Diadema. Hoje exerce o quarto mandato como deputado estadual.
Confira votação dos candidatos com 100% dos votos apurados
Donisete Braga (PT) 38,34%
Vanessa Damo (PMDB) 33,90%
Átila (PPS) 13,35%
Irmão Ozelito (PTB) 8,17%
Edimar da Reciclagem (PSDB) 3,70%
Paulo Bio (PV) 1,43%
Prof José Silva (Psol) 1,11%
Diniz Lopes (PR) 0,00%
Fonte: G1