No período do recesso escolar de julho, as prefeituras da região manterão cerca de 11 mil alunos da Educação Infantil na escola, sendo 8.600 nas creches. Durante o horário de aula, serão oferecidas atividades recreativas aos estudantes de Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá.
O número de beneficiados representa cerca de 15% do total de alunos com idade entre zero e 5 anos na rede municipal no Grande ABC, cerca de 72 mil. São 30 mil em São Bernardo, 12.700 em Santo André, 4.890 em São Caetano, 10 mil em Diadema, 10.012 em Mauá, 3.197 em Ribeirão Pires e 1.095 em Rio Grande da Serra.
Em Santo André, onde o recesso será de 2 a 20 de julho, foi realizada pesquisa com os pais para dimensionar a demanda. Haverá atendimento em 28 creches para aqueles que manifestaram interesse. Serão beneficiadas 2.178 crianças, número que corresponde a 34% do total de alunos com idade entre zero e 3 anos matriculados na rede municipal. Os estudantes ficarão sob responsabilidade de assistentes pedagógicas, diretoras e ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil).
Não fosse a oportunidade da filha de 4 anos viajar com a madrinha para a Praia Grande, a operadora de caixa Susan Aparecida de Paula, 30, seria uma das mães que aprovaria a medida andreense. “Não tenho com quem deixá-la, então ela teria de ficar na creche neste período”, observa a moradora do Jardim Santo André.
A Prefeitura de Mauá informou que o recesso do calendário escolar começa no dia 16 e vai até o dia 27. Neste período, as creches continuarão atendendo as crianças em período integral, a fim de beneficiar os pais que trabalham.
A Secretaria de Educação de Mauá ainda não definiu quais escolas permanecerão abertas, já que está concluindo levantamento a partir da necessidade das famílias para montar a estrutura de atendimento. O município conta com 3.650 alunos em creche. Em 2011, 10% dos alunos frequentaram as escolas municipais nas férias.
São Caetano é a única cidade da região que atenderá também crianças com idade entre 4 e 5 anos (pré-escola) no recesso, entre os dias 16 e 31. A expectativa da administração é que 90% dos estudantes que estudam no período integral frequentem a escola, cerca de 4.000 crianças. Os educadores do município fazem revezamento neste período para oferecer atividades recreativas.
Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram se haverá atendimento para os estudantes neste período.
São Bernardo oferece Tempo de Férias
Os alunos de São Bernardo ficarão em casa entre 2 e 23 de julho. Apesar de não manter creches abertas, a Prefeitura de São Bernardo informou que, no período de 14 a 22 de julho, incluindo sábados e domingos, será realizado o programa Tempo de Férias com temática ambiental em 20 pontos da cidade, sendo 13 escolas municipais.
Para a operadora de telemarketing Camila Cristina Dario, 21 anos, o projeto de São Bernardo não resolve seu problema. A moradora do bairro Demarchi não vê outra alternativa a não ser pedir demissão do emprego, tendo em vista que não tem com quem deixar a filha de 1 ano e 6 meses, matriculada na creche Jardim Nossa Senhora de Fátima. Segundo Camila, não há condições financeiras de pagar pelo serviço de babá, que chega a cobrar R$ 600 pelos 15 dias de trabalho.
Fonte: Diário do Grande ABC