Durante a maior parte do ano, nem o frio ou a chuva impediram a animação das cerca de 1.200 crianças, jovens e adultos, nas aulas realizadas duas vezes por semana nas piscinas de Mauá. Já no sábado (04), o calor e o sol incentivaram ainda mais os 300 competidores do Festival de Natação, realizado no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, com o público formado por familiares, amigos e amantes do esporte, durante as comemorações do encerramento das atividades do ano.
Os grupos foram divididos conforme o ano de nascimento, mas foi maciça a presença das crianças. “É muito importante o incentivo dos pais e avós, porque aumenta a participação e colabora no desenvolvimento e na saúde das crianças”, afirmou o prefeito Oswaldo Dias.
“Identificamos alguns destaques na modalidade pelo desempenho, disciplina, facilidade e dedicação. Depois dos 12 anos, eles também manifestam mais o interesse pela competição e o senso de responsabilidade”, explicou a professora Renata Szabo.
Outra vantagem da natação foi identificada por Gilmara Martins, moradora no Jardim Santa Lídia, mãe de Luís Filipe, de sete anos. “Ele adora! Matriculei ele para ajudar no controle do colesterol e porque é sempre bom praticar esportes”, disse, enquanto aguardava a participação do filho no Festival.
Quando a professora pergunta para a turma formada por crianças de seis e sete anos por que praticam o esporte, a resposta é variada: “porque é melhor do que ficar em casa dormindo”, “porque a gente se diverte”, “porque relaxa”…
Futsal também encerra atividades das escolinhas
O Campeonato Interno de Futebol de Salão Inter-Escolinhas do Curso de Iniciação Esportiva (CIE) 2010, realizado simultaneamente ao Festival de Natação, marcou o final das atividades do ano para 360 crianças das seis escolinhas da Prefeitura. Participaram equipes das categorias Fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil e feminino, somando 130 jogadores.
No Fraldinha, o Ouro Verde ganhou nos pênaltis de 5×4 do Parque das Américas; no Feminino, o Grêmio ganhou de 3×1 nas Garotas do Parque. Já o Pré-mirim teve o São João, que ganhou de 5×2 do Parque das Américas. No Mirim, o Parque das Américas perdeu de 7×2 do São João. E o Infantil teve a vitória por 3×2 do Ouro Verde sobre a Vila Assis.
O Ginásio Celso Daniel ficou repleto de familiares e amigos que, como toda torcida, gritavam, comemoravam e sofriam com o desempenho dos atletas. Os professores de futsal também acompanharam mais do que de perto: “Sem medo, gente! Kevin, do lado direito! Do lado esquerdo é você, Wagner! Chuta direto pro gol!!!”, orientava o professor e técnico, Sergio Ricardo de Lima, conhecido por Chalé, quase que chutando junto, do lado de fora do campo.
Fonte: Prefeitura de Mauá