Cerca de 1.235 jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa no Estado de São Paulo votaram nas eleições municipais, ontem (7). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou – assim como em 2010 – a participação de internados e presos dos Centros de Detenção Provisória (CDPs).
Neste ano, 64 centros se transformaram em zonas eleitorais, com urna eletrônica e mesários indicados pelos respectivos cartórios. Elas funcionaram das 8h às 17h.
As divisões regionais da Fundação Casa correspondentes à Região Metropolitana de São Paulo concentram 681 adolescentes votantes. Da região do Litoral, são 53 adolescentes internados nas cidades de São Vicente, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo.
A região sudoeste do Estado, em cidades como Bauru, Botucatu, Cerqueira César, Itapetininga e Iaras, tiveram 202 os jovens beneficiados. A Região Metropolitana de Campinas, incluindo a cidade de Campinas, e as cidades de Rio Claro, Mogi Mirim e Piracicaba, tiveram ainda 87 adolescentes aptos a votar.
Na região norte do Estado, em cidades como Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Batatais, São Carlos, Sertãozinho e Taquaritinga, contaram com 95 jovens votantes.
Já na região oeste de São Paulo, nos municípios de Araçatuba, Marília, Mirassol, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Irapuru, Lins, Mirassol e Tanabi votam 77 jovens. No Vale do Paraíba são 40 adolescentes que votam nas cidades de São José dos Campos, Arujá, Guarulhos, Caraguatatuba e Lorena.
Fonte: Jornal A Tribuna