Um grande mutirão de famílias, amigos, vizinhos, empresas públicas e privadas, estudantes, trabalhadores, empresários, profissionais liberais e comunidades religiosas está se formando para participar da atividade Limpa Brasil Let’s do it! em Mauá, no próximo dia 15 (domingo).
Das 8h às 14h, todos os voluntários, munidos de um kit, com saco de plástico renovável e luvas, recolherão objetos como latas, papéis, garrafas, plásticos e metais, que deverão ser levados para um dos 11 ecopontos e três pontos de coleta (ver endereços a seguir). Todo o material será encaminhado pela Prefeitura para a nova Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, localizada no bairro Capuava. O mutirão de recolhimento é organizado pela Prefeitura de Mauá e pelo Movimento Limpa Brasil.
A expectativa da Prefeitura é coletar, aproximadamente, 40 mil quilos de resíduos em Mauá neste dia. A principal meta da atividade é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades. O projeto foi trazido para o Brasil pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A campanha tem parceiros muito conhecidos da população, como Chico Buarque, Marília Pêra, Milton Nascimento, Seu Jorge e Marisa Orth, entre outros, que se apresentam como catadores e formadores de opinião. As mensagens dos artistas podem ser vistas pela internet no endereço youtube.com/watch?v=Xe_EsyjfDoM.
Catadores – Cada voluntário poderá recolher até 3 kg em cada saco plástico de 100 litros. Os participantes podem se inscrever na página limpabrasil.com. Na Central de Triagem, cerca de 30 catadores estarão separando os materiais para encaminhar para o processo de transformação dos recicláveis.
A Campanha Limpa Brasil Let’s Do It, criada na Estônia em 2008, é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que já aconteceu em cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campinas, além de países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Áustria e outros. Mauá e Santo André realizam simultaneamente a atividade, pois, juntas, somam quase um milhão de moradores, para atingir o maior número possível de habitantes com as ações ambientalistas e de conscientização. Depois, a atividade será desenvolvida em Diadema e São Bernardo, no dia 6/5, e em São Paulo no dia 27/5.
Endereços de distribuição dos kits e para entrega do material recolhido:
ECOPONTOS
1 – Vila Noêmia / Jardim Matriz /Jardim Haydeé – rua Francisco Ortega Escobar, próximo à pista de skate
2 – Jardim Primavera /Jardim Anchieta – Av. dos Manacás /R. das Hortências:
3 – Parque das Américas – Rua América do Sul / Igreja São Felipe
4 – Jardim Cerqueira Leite / Vila Bocaina / Jardim Boa Esperança – Rua Romano (ao Lado da SSU)
5 – Jardim Itapeva / Jardim Canadá / Jardim Luzitano – Av. Barão de Mauá / Rua Luís Pacolla
6 – Jardim Zaíra – Avenida Guerino Stella
7 – Jardim Pilar / Vila Vitória / Vila Assis – no final da Avenida Portugal
8 – Vila Bocaina / Vila Augusta /Jardim Santa Lídia – Avenida Rio Branco, sob o Viaduto da Saudade
9 – Jardim Itapark / Jardim Mauá – Av. Itapark / Av. Barão de Mauá
10 – Jardim Lisboa / Jardim Feital /Jardim Miranda / Jardim Cruzeiro – Avenida Benedita Franco da Veiga / Rua Geraldo Pedro
11 – Jardim Zaíra – Avenida Washington Luiz / rua Ricardo Becchelli
OUTROS PONTOS DE COLETA
12 – Subprefeitura do Jardim Sônia Maria – Rua Oscarito, 809
13 – E.M. Carolina Moreira da Silva (CAIC) – Rua Natal, 79 – Jardim Oratório
14 – E.M. João Rodrigues Ferreira – Estrada do Regalado, 81 – Jardim Itaussu
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá