O 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros, que atende aos sete municípios da região, negocia com a Prefeitura guia da cidade Mauá a reconstrução do quartel no Jardim Zaíra. O posto que havia no bairro, localizado na Avenida Castelo Branco, foi desativado no fim do ano passado para a construção de terminal de ônibus. O fechamento provocou irritação entre os moradores da área, onde cinco pessoas morreram no início do ano em decorrência das fortes chuvas.
O comandante do grupamento, tenente-coronel Roberto Rensi, espera que o novo prédio esteja disponível até o fim do ano. A Prefeitura de Mauá confirma o projeto para a reconstrução da base, mas informa que aguarda a liberação de recursos para a obra. A administração não revelou onde funcionará o posto nem o valor do investimento. O comandante afirma que o novo quartel também seria na Avenida Castelo Branco, na entrada do bairro.
Rensi avalia que, desde a retirada do posto, o tempo de resposta às ocorrências no bairro teve aumento. Atualmente, a cidade conta com apenas um quartel, na Avenida Papa João 23, na Vila Noêmia. O Zaíra é um dos bairros mais populosos da cidade, com aproximadamente 100 mil habitantes.
Mesmo que a base não seja construída antes do verão, o comandante promete atendimento especial ao Jardim Zaíra. “Se houver a iminência de chuva forte, vou deslocar equipe para ficar de prontidão no local”.
Rensi diz que o deslocamento não causará prejuízos ao atendimento em outros bairros da cidade. “Apesar de termos perdido o posto no Zaíra, todo o efetivo que trabalhava lá permanece em Mauá e será empregado no bairro.”
No comando do 8° GB desde julho, Rensi também iniciará diálogo com a Prefeitura de Rio Grande da Serra para a criação de base no município. Atualmente, a cidade é atendida pelo posto de Ribeirão Pires.
Ainda no campo da prevenção às tragédias de verão, Rensi informa que irá intensificar a atuação dos bombeiros nas áreas de represa onde seja permitido o banho. “O povo insiste em mergulhar onde não pode, se aventurar em águas profundas e exagerar nas bebidas alcoólicas. Por isso ocorrem os acidentes.”
Corporação irá treinar 70 funcionários da defesa civil
O Corpo de Bombeiros fornecerá treinamento gratuito a 70 funcionários de defesa civil – dez de cada município da região – com intuito de prepará-los para as chuvas do verão. O curso terá duração de aproximadamente uma semana e será ministrado no posto do bairro Campestre, em Santo André. As prefeituras indicarão os alunos.
Serão dadas instruções sobre nado, condução de embarcações e como agir em caso de deslizamentos de terra. “Os salvamentos não são função da defesa civil, mas, no verão, temos uma amplitude muito grande de cheias na região”, avalia o comandante da corporação no Grande ABC, tenente-coronel Roberto Rensi. Atualmente, os bombeiros contam com efetivo de 562 pessoas na região, além de 115 viaturas. Para Rensi, o número é suficiente.
Fonte: Diário do Grande ABC