Mauá faz primeiro Orçamento Participativo no Parque das Américas

A primeira reunião do Orçamento Participativo de guia Mauá (OP) aconteceu no último sábado na região do Parque das Américas, onde um espaço foi montado para a Administração ouvir diretamente os anseios da população. Além do diálogo, o local também serviu como prestação de serviços à comunidade como a emissão de carteiras profissionais e exames de saúde. Para o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), é de extrema importância esse momento de contato com a população.

“Gostaria de ressaltar que mesmo pagando as dívidas herdadas da administração anterior, nós fizemos mais obras e oferecemos melhores serviços para os moradores de Mauá”, disse Oswaldo Dias no início da plenária do Orçamento Participativo.
“Para nós é de extrema importância ouvir o que a população tem a dizer”, afirmou o prefeito.
O prefeito enfatizou, ainda, os benefícios que serão trazidos para a comunidade local com a Praça do PAC, uma obra com investimentos do Governo Federal, prevista para começar ainda este ano. O espaço contará com diversos serviços, entre eles um telecentro, biblioteca, cinema, pistas de caminhada e skate e Centro de Referência em Assistência Social.
No espaço de atendimento do Centro Público de Trabalho e Renda, a dona de casa Paula Prazeres de Lima, 45 anos, foi em busca da primeira carteira profissional.
“Eu casei cedo, por isso sempre cuidei da casa, dos filhos e do marido. Mas agora decidi que quero entrar no mercado de trabalho”, afirmou a munícipe.
Só na área da saúde foram feitos, aproximadamente, 300 testes de diabetes e 350 de função pulmonar, 200 avaliações odontológicas, 350 aferições de pressão arterial e 25 munícipes foram vacinados contra o vírus H1N1.
A população também teve acesso a atividades culturais e de lazer, cortes de cabelo, orientações sobre alimentação saudável, prevenção de doenças, como a leptospirose e a dengue, regularização de imóveis e localização dos equipamentos públicos na cidade.



Houve também inscrição para o programa Educação de Jovens e Adultos, além de poder tirar dúvidas relacionadas à habitação, meio ambiente, mobilidade urbana, abastecimento de água, tratamento de esgoto e direitos do consumidor, com o Procon de Mauá.

No período da manhã, o prefeito reuniu-se com cerca de 50 estudantes de administração da Faculdade de Mauá.

O mandatário falou sobre  o funcionamento do OP em Mauá e as políticas públicas de meio ambiente, como o Plano Municipal de Saneamento e Resíduos, o projeto de implantação da Área de Triagem e Transbordo de Resíduos, entre outros assuntos.

Fonte: Folha de Ribeirão





Deixe seu comentário