Mauá participa de encontro nacional de nutrição em Brasília

O evento que acontece em Brasília começou ontem e termina nesta quinta-feira (09-05).

A nutricionista Aline Brandão, do Centro de Referência em Saúde na Cidade Mauá, representa a secretaria municipal de Saúde e apresenta o Projeto Pedagógico de Jogos Educativos para Orientação Nutricional.

O trabalho é desenvolvido no setor de Nutrição do Centro de Referência e foi desenvolvido como ferramenta para facilitar o acompanhamento das crianças atendidas no setor.  “Cerca de 50% dos atendimentos é para o público infantil. Criando uma forma lúdica fica mais fácil de interagir com as crianças e possibilita melhor assimilação das orientações repassadas,” explica Aline.

Um dos jogos é um quebra-cabeça, em formato de prato, que só é montado quando se utiliza os grupos corretos de alimentos que devem fazer parte de uma refeição balanceada e nutritiva.  “Com o estímulo visual e a possibilidade de interatividade conseguimos fixar melhor a orientação nutricional e os resultados são mais positivos,” relata a nutricionista da secretaria de saúde.



O setor de nutrição atende cerca de 400 pessoas mensalmente. Os pacientes são encaminhados pela atenção básica, sempre que detectada a necessidade. Um grupo que recebe atenção especial são as gestantes que precisam da orientação nutricional. Pessoas com problema de sobrepeso ou obesidade também recebem acompanhamento.  O tempo de tratamento depende de cada caso. Para gestantes é durante o período do pré-natal. Já nos casos de obesidade variam de 18 a 24 meses.  “A orientação nutricional demanda uma série de mudanças comportamentais, do indivíduo e do grupo em que está inserido. O tempo de acompanhamento depende do estágio de percepção da pessoa”, relata a nutricionista Aline Brandão.

O Encontro Nacional terá uma Feira de Exposição de materiais técnicos e educativos de alimentação. Entre os temas debatidos serão avaliadas as gestões de ações de alimentação e orientações sobre a atividade. Ainda haverá orientação para organização da atenção nutricional nas redes de atenção à saúde e as diretrizes a serem seguidas nos municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá





Deixe seu comentário