A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a desratização em vários pontos da cidade. O Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) faz vistoria em córregos, vielas, praças, entre outros locais.
A leptospirose é transmitida ao ser humano pelo contato com a urina de ratos, ratazanas e camundongos, contaminada pela bactéria Leptospira. “Com as fortes chuvas dos últimos dias, a atenção e os cuidados devem ser redobrados”, afirma a responsável do CDZ, Cláudia Helena Walendy.
Os sintomas de uma pessoa que contraiu a doença são febre, dores musculares (principalmente na batata da perna), vômitos, calafrios, conjuntivite e coloração amarelada da pele e podem se manifestar até 30 dias após a contaminação. É importante que o paciente procure um posto de saúde e informe ao médico que teve contato com a água ou lama de enchente.
Dicas
– Locais que sofreram com alagamentos e enchentes devem ser lavados.
– Objetos e roupas atingidas devem ser lavados e desinfetados com água sanitária, na proporção de 4 xícaras de café do produto para um balde de 20 litros de água.
– Todo alimento deve ser descartado, pois pode transmitir doenças.
– Para a limpeza é importante não se esquecer de proteger mãos e pés com luvas e botas ou, na falta destes equipamentos, sacos plásticos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá