Mauá terá simulado de acidente de tráfego com carga perigosa e múltiplas vítimas

O I Simulado de Acidente de Tráfego com Carga de Produto Perigoso do Município de Mauá/SP – Atendimento a Múltiplas Vítimas será realizado no dia 10 de abril de 2011, às 9h, no estacionamento posterior do Paço Municipal, à Avenida João Ramalho, 205 – Vila Noêmia. A atividade tem o objetivo de aprimorar a integração do trabalho das equipes que atuam no atendimento e prevenção de ocorrências com características semelhantes às apresentadas no Simulado.

O município de Mauá apresenta tráfego intenso de veículos que transportam produtos perigosos, tanto na área urbana como no Rodoanel, no mini-anel viário (Avenida Jacu Pêssego) e na Avenida dos Estados, devido à sua localização estratégica e grande concentração de indústrias petroquímicas. Algumas das instituições que participarão do simulado já atuam juntas na cidade, em situações como acidentes, incêndios, enchentes e ações preventivas de orientação aos moradores.



A iniciativa reunirá mais de 150 pessoas das equipes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Plano de Apoio Mútuo (PAM) do Pólo Petroquímico de Capuava, Polícia Militar, Cetesb, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Suatrans, Pamcary, Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e Guarda Civil Municipal.

Simulado – As equipes farão o treinamento considerando um acidente envolvendo uma carreta, com o motorista e mais o ajudante, transportandoilegalmente produto com alto grau de periculosidade em tanque flexível dentro de um contêiner sem a devida identificação, que sofre uma derrapagem e bate contra uma mureta, provocando explosão.

Um microônibus com 16 passageiros, na tentativa de evitar o choque com a carreta, perde o controle vindo atravessar na pista e colide de frente com um automóvel, onde estarão um motorista e um passageiro. A partir disso, as instituições serão acionadas para fazer o isolamento da área, a identificação e o controle do vazamento do produto perigoso e atendimento às vítimas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá





Deixe seu comentário