Em junho, o número de furtos de carros em Mauá praticamente dobrou. Enquanto 60 proprietários deram queixa do desaparecimento de carros nas delegacias na cidade em maio, 108 registraram a mesma reclamação no mês seguinte. Os dados são de pesquisa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que apontou que, em contrapartida, o número de roubos de automóveis em Mauá apresentou queda de 13,42%: de 149 em maio para 129 no mês passado.
Apesar de crecimento do número de furtos de automóveis em Mauá, o delegado Guerdson Ferreira, titular da Seccional de Santo André, que responde também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, conta que o número de furtos e roubos não apresenta grande diferença nas sete cidades da região. “A incidência desses crimes vai seguir a linha estável. Se tiver diferença, esta é muito pequena”, analisa o delegado.
Foi o que aconteceu em Santo André e Ribeirão Pires, onde a quantidade de furtos se manteve estável, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, divulgados nesta quarta-feira (25/7). No primeiro município, 293 carros foram furtados no mês passado, quatro a menos do que em maio. Em Ribeirão Pires, a quantidade foi a mesma: oito carros furtados em cada mês. Já Rio Grande da Serra não registrou ocorrências de furtou ou roubo de veículos nos últimos dois meses.
Guerdson Ferreira afirma também que o número de incidências de crimes patrimoniais na região segue tendência estadual. Em todo o Estado, 9.674 carros foram furtados em maio, número 13,21% maior que o número de ocorrências registradas em junho: 8.545.
“Em comparação ao número de carros e pessoas, proporcionalmente o número é menor”, comenta o delegado. São Caetano e Diadema tiveram menos carros furtados de um mês para outro: 78 carros foram furtados em maio em São Caetano contra 56 em junho; e 115 foram furtados na cidade de Diadema em maio e 86 em junho. São Bernardo, no entanto, apresentou também aumento: 256 carros foram furtados em junho contra 221 em maio.
Fonte: Repórter Diário