Três pessoas ficaram feridas após colisão entre três caminhões no complexo Jacu-Pêssego, sob a Avenida Ayrton Senna, no Jardim Santa Cecília, em Mauá. O acidente ocorreu por volta das 10h de ontem, quando uma mulher teria atravessado a via para resgatar um gato.
O agente de trânsito Eduardo Rezende de Santana, 29 anos, conta que as colisões aconteceram depois que a mulher solicitou que ele a ajudasse a pegar um gato que estava no canteiro central da pista. “Quando vi, ela, que se disse veterinária, já tinha atravessado, então fiz sinal para o motorista do caminhão que vinha em seguida reduzir a velocidade para não atropelá-la”, destaca.
Após ter pego o bichano, a mulher foi embora do local. “A única coisa que sei sobre ela é que estava em um Ford Ka preto”, disse Santana.
O motorista do caminhão da Transportadora Vera Cruz, Helder Messias Teixeira, 29, freou em tempo de não atropelar a mulher que socorria o gato. “Estava mal sinalizado, mas vi o pessoal do trânsito e parei”, diz. No entanto, o condutor do caminhão da transportadora Transmagna, Esio Peixoto de Melo, 36, não teve tempo de desviar e atingiu em cheio a traseira do primeiro veículo.
Helder registrou ainda furto de R$ 200 do interior de seu caminhão por populares no momento da confusão.
Outro caminhão, que vinha entre os dois, conseguiu manobrar e colidiu apenas lateralmente. “Se o motorista não tivesse desviado, teríamos sido prensados e mortos”, diz o vigilante, Francisco Domingos Pereira da Silva, 51.
Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, ajudou no socorro do motorista da Transmagna, Esio. Ele foi levado até o Hospital Santa Marcelina, na Capital, e tem estado de saúde estável – passará por cirurgia para correção de fratura nos membros inferiores.
Os outros feridos, os ajudantes Pedro Dantas Carvalho Pinto, 18, e Alecsandro Alves Viana, 28, foram resgatados para o Pronto Socorro Central de Santo André e Hospital Tide Setúbal, em São Miguel Paulista, também na Capital, respectivamente. Pedro teve cortes nos membros inferiores e superiores direito e esquerdo, locais que foram suturados, e aguarda cirurgia para correção de fratura no membro inferior direito. Alecsandro tem estado de saúde estável após ter batido o rosto e segue internado.
Apesar de grave, o acidente não trouxe mais transtornos ao trânsito local. Segundo a SPMar, concessiomária que administra o Rodoanel. o Trecho Sul do anel viário também não teve reflexos.
O caso foi registrado no 1º DP (Centro) de Mauá. O caminhão da Transportadora Transmagna foi apreendido e passará por perícia.
Fonte: Diário do Grande ABC