A Prefeitura da cidade de Mauá, Grande São Paulo, informa que disponibilizou, nesta terça-feira, um abrigo provisório para as famílias que tiveram suas casas interditadas em consequência das chuvas. O espaço funciona na Escola Municipal Herbert de Souza, no Jardim Zaíra.
No final da noite desta terça-feira, a Defesa Civil interditou 28 casas no bairro. A Prefeitura informa que deve terminar, até quinta-feira, a instalação de abrigo no Jardim Zaíra com capacidade para 47 famílias. O abrigo funcionará durante 60 dias e as pessoas terão direito a três refeições diárias, banho e local de descanso. As famílias receberão da Prefeitura de Mauá um auxílio emergencial para o pagamento de aluguel.
Entre segunda e terça-feira, a Defesa Civil da cidade de Mauá havia interditado 19 casas no Morro do Macuco, que fica no Jardim Zaira, onde houve o deslizamento.
Na terça-feira dois deslizamentos de terra causaram três mortes Uma das vítimas é um adolescente de 16 anos, Paulo dos Santos, que dormia quando o quarto onde estava foi atingido por um deslizamento de terra. O irmão dele, que estava na mesma beliche, conseguiu se salvar.
Na semana passada, em 5 de janeiro uma doméstica de 34 anos e o filho dela, de 11 anos, morreram soterrados. Segundo a associação de moradores do Jardim Zaira, desde 2004 a prefeitura municipal reconhece o local como área de risco. No início do ano passado quatro casas desabaram. Para minimizar o risco de desabamentos algumas famílias fizeram muros para conter águas das chuvas.
Fonte: O Globo