Representantes da Defesa Civil de Mauá participam de treinamento para Operação Verão

Representantes da Defesa Civil de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra participaram do treinamento do Plano Preventivo da Operação Verão 2013, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), estavam presentes também o Instituto Geológico (IG), Coordenadorias Municipais de Defesa Civis (COMDECs), representantes dos municípios de Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra, Santo André, Caieiras, Ribeirão Pires, São Caetano, São Paulo e São Bernardo do Campo.

De acordo com Mário da Silva Gomes, Coordenador da Defesa Civil de Taboão da Serra, o treinamento é um reforço para o período da Operação Verão 2012/2013. O município faz parte do plano de contingência para inundações por isso participou do evento.

O objetivo é aprimorar o atendimento no período, noções de vistoria de campo e preenchimento da ficha de vistoria, o requerimento do Cartão Pagamento de Defesa Civil (CPDC) e também o preenchimento dos formulários on-line Sistema Integrado de Defesa Civil – Governo SP ((SIDEC) e Sistema Integrado de Informações de Desastres -MI (S2ID).

De acordo com Mário Gomes, todos os requerimentos para solicitação de recursos, tanto Federal como Estadual, só terão validade utilizando estes sistemas.



Em Taboão da Serra o foco é reduzir as consequências causadas nos períodos de chuva. “O foco e a prevenção e redução das consequências causadas pelas chuvas, que podem oferecer danos à saúde de munícipes, as propriedades e bens públicos. O objetivo é que o poder público municipal e a comunidade atuem de forma preventiva e adotem os procedimentos emergenciais nesta época de chuvas”, declarou Gomes.

Operação Verão na cidade de Taboão da Serra

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é responsável pela decretação dos estados críticos para enchentes, alagamentos, inundações e escorregamentos de encostas, que é realizado com base nas informações meteorológicas e volumes de chuvas fornecidas pela CEDEC, CGE, CEMADEN e CENAD.

“Temos instalados pluviômetros na cidade onde monitoramos constantemente os índices de chuvas que funciona nos níveis de atenção, alerta e alerta máximo: atenção acumulado de 50mm a 100mm em 72 horas, alerta acumulado 110mm a 150mm em 72 horas e alerta máximo acima dos 150mm com acumulado de 72 horas”, informou o coordenador Mário Gomes.

A Defesa Civil possui uma Central de Atendimento, telefone 199, que funciona 24 horas. Em caso de emergência, para apoio e orientação, a população deve entrar em contato através desse número.

Fonte: O Taboanense





Deixe seu comentário