Sama Mauá

A Sama Mauá – Saneamento Básico do Município de Mauá – é uma Autarquia Municipal responsável pelo abastecimento de água, manutenção da rede física e garantia das condições ideais de fornecimento. A qualidade da água oferecida à população é uma preocupação permanente.

Para garantir a continuidade e a qualidade do serviço oferecido, a empresa projeta a ampliação do sistema de abastecimento com novos reservatórios, troca de redes antigas de ferro por PVC e prolongamento das redes existentes para melhorar o abastecimento. Combater o desperdício e conscientizar a todos sobre o uso racional da água é outro objetivo da SAMA.

Sama Mauá

Sama Mauá História

A história do saneamento básico em Mauá pode ser contada a partir de 1967, com a criação do Serviço de Abastecimento de Água de Mauá. Antes, as casas e os comércios possuíam sistemas próprios para o abastecimento de água, poços, e fossas sépticas para o esgotamento sanitário.

Em 1974, em decorrência do Planasa – Plano Nacional de Saneamento, os serviços foram concedidos à Sabesp. O programa foi uma atuação governamental sistemática com o objetivo de eliminar o déficit de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, cuja ideia central era incentivar a criação de companhias estaduais, sob a forma de economia mista, bem como a concessão dos serviços pelos municípios aos Estados.

Porém, dada a ineficiência na prestação de serviço realizada pela Sabesp, o Município reassumiu o controle do saneamento básico, criando assim Autarquia Municipal SAMA – Saneamento Básico do Município de Mauá através da Lei Municipal n.º 2581, de 16/09/94, iniciando suas atividades em dezembro de 1995.

A situação à época era precária e a cobertura de abastecimento estava abaixo do padrão da região do ABCD Paulista. Com a criação da SAMA os serviços foram colocados em ordem. Organizou-se administrativa e financeiramente, elaborou planejamentos, projetos de obras e deu um grande salto de qualidade. A autarquia foi a primeira empresa do país a implantar a leitura e emissão simultânea de contas de água. Entre as importantes conquistas está a certificação para o Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com os padrões normativos da NBR ISO 9001/2000, atestada pelo órgão internacional BVQI – Bureau Veritas Quality International.

Entre os anos de 1998 e 2001 foi elaborado o PDG – Plano de Desenvolvimento e Gestão dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Município de Mauá que constitui a peça de planejamento estratégico voltada para a orientação das ações do Poder Público Municipal no que concerne à prestação de serviço adequado, nos termos estabelecidos pela Constituição Federal. Depois de uma análise das alternativas apresentadas no PDG, as autoridades municipais escolheram a parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada, ficando a SAMA responsável exclusivamente pela qualidade, o abastecimento e manutenção da rede física de distribuição de água. O esgotamento sanitário foi repassado para a empresa concessionária Mauá – Odebrecht Ambiental. A Prefeitura de Mauá realizou ampla consulta à sociedade sobre a proposta de concessão dos serviços e o processo de discussão incluiu a realização de audiências públicas e aprovação do Legislativo Mauaense.

Lançado o projeto “Sanear”, e aprovado pela Câmara, sob a Lei Municipal n.º 3262/2000 e em 22/10/2002, através de processo licitatório. Enfim, o contrato de concessão com a municipalidade foi assinado em 10/01/2003 e sua gestão, iniciada em 06/03/2003. Assim, a antiga Ecosama, hoje a Odebrecht Ambiental se tornou a responsável pelo serviço de esgotamento sanitário da cidade e pela centralização do sistema comercial relativo aos “serviços de abastecimento de água” e a coleta de esgoto, incluindo, leitura e emissão simultânea das contas, faturamento, cobrança, arrecadação, atendimento ao público, substituição de hidrômetros, trocas de cavaletes simples e outros serviços. O tempo de duração da concessão será de 30 (trinta) anos.



Também foi aprovada pela Lei Municipal n.º 3263/2000 a ARSEP – Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mauá, autarquia municipal criada com a finalidade de fiscalizar a atuação da Autarquia SAMA, da concessionária Odebrecht Ambientale o cumprimento dos contratos de gestão e concessão.

Sama Mauá Educação Ambiental

O conceito de Educação Ambiental varia de interpretação de acordo com cada contexto, influência e vivência. Cada instituição que atua no segmento exprime a sua concepção de acordo com a realidade vivenciada, mas todos concordam que a prática da educação ambiental é necessária para a sustentabilidade do nosso Planeta, em dias tão carregados de catástrofes, furacões, queimadas etc. contra o meio ambiente. Além, da escassez de bens necessários à vida, como a água.

A SAMA criou uma Coordenadoria voltada para a Educação Ambiental que desenvolve ações de conscientização e mobilização interna e externa. A ação externa é focada na questão do Uso Racional da Água, afinal, esta é a área de atuação da autarquia.

A Coordenadoria de Educação Ambiental pratica o programa de palestras em escolas e em empresas, um trabalho que acompanha o programa de educação ambiental do município. Além das palestras, é feita a distribuição de material sócio-educativo que possibilita a continuidade da ação por parte das escolas.

A ação interna de Educação Ambiental deve ser intensificada, visto que a SAMA coaduna com a Certificação Ambiental – ISO 14001, uma norma internacional que define requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Isto requer o comprometimento de toda a organização para que possa controlar seus impactos sobre o meio ambiente.

Tanto no plano interno como no externo, a Educação Ambiental tem que ser um processo contínuo permitindo que o indivíduo e a coletividade construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente.

Outra ação externa é a participação de representante da SAMA no Grupo de Trabalho – Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que discute a questão regionalmente.

A Coordenadoria de Educação Ambiental também participa de atividades e eventos institucionais da Prefeitura de Mauá, assim como em eventos de cunho social organizados por outras entidades.

Sama Mauá Segunda Via de Conta

Para ver sua segunda via de conta, acesse o site e clique na aba “segunda via” e utilize seus dados para acessar o boleto.

Sama Mauá – Trabalhe Conosco

A Sama Mauá disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Sama em Mauá

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Sama em Mauá

  • Av. Washington Luiz, 2923 – Vila Magini – Mauá – SP
  • Telefone: (11) 4514-0300

Outras informações e site

Mapa de localização