Saúde de Mauá faz ação educativa na Praça 22 de Novembro

Cerca de três mil pessoas foram abordadas no sábado (1º), na Praça 22 de Novembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em uma tenda armada no local, profissionais  da  Coordenadoria de Vigilância à Saúde (Covisa), do Departamento de Prevenção e Assistência às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST /Aids e Hepatites – e a Ong  Ong Grupo Renascer de Incentivo à Vida (GRIV) conversaram com a população e distribuiram material informativo/educativo sobre os serviços disponíveis no município para diagnóstico e assistência das doenças sexualmente transmissíveis.

Outra ação foi desenvolvida na Unidade Especializada no Atendimento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (Centro de Referência em Saúde), que disponibilizou os serviços de aconselhamento e testagem para HIV, Hepatites B e C e Sífilis (teste rápido). Segundo a coordenadora do Programa da Aids, Elisa Amorim, 48 pessoas (36 homens e 12 mulheres) fizeram o teste rápido de HIV. As pessoas procuraram a unidade após abordagem na praça.



Para Elisa Amorim, a mobilização alcançou os objetivos. “A nossa proposta não era simplesmente distribuir os panfletos. A ação educativa foi realizada de forma individual com informação qualificada. E a resposta da população que passava pela praça foi positiva”, destacou a  coordenadora.

A Secretaria de Saúde promoveu desde o dia 21 uma série de ações referentes às doenças sexualmente transmissíveis, que encerram no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Entre as ações, destaca-se a Semana da Diversidade (de 21 a 24) realizada em parceria com a GRIV e o Grupo Elo, focando a prevenção nas populações LGBT.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá





Deixe seu comentário