Cerca de três mil pessoas foram abordadas no sábado (1º), na Praça 22 de Novembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em uma tenda armada no local, profissionais da Coordenadoria de Vigilância à Saúde (Covisa), do Departamento de Prevenção e Assistência às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST /Aids e Hepatites – e a Ong Ong Grupo Renascer de Incentivo à Vida (GRIV) conversaram com a população e distribuiram material informativo/educativo sobre os serviços disponíveis no município para diagnóstico e assistência das doenças sexualmente transmissíveis.
Outra ação foi desenvolvida na Unidade Especializada no Atendimento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (Centro de Referência em Saúde), que disponibilizou os serviços de aconselhamento e testagem para HIV, Hepatites B e C e Sífilis (teste rápido). Segundo a coordenadora do Programa da Aids, Elisa Amorim, 48 pessoas (36 homens e 12 mulheres) fizeram o teste rápido de HIV. As pessoas procuraram a unidade após abordagem na praça.
Para Elisa Amorim, a mobilização alcançou os objetivos. “A nossa proposta não era simplesmente distribuir os panfletos. A ação educativa foi realizada de forma individual com informação qualificada. E a resposta da população que passava pela praça foi positiva”, destacou a coordenadora.
A Secretaria de Saúde promoveu desde o dia 21 uma série de ações referentes às doenças sexualmente transmissíveis, que encerram no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Entre as ações, destaca-se a Semana da Diversidade (de 21 a 24) realizada em parceria com a GRIV e o Grupo Elo, focando a prevenção nas populações LGBT.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá