Secretaria de Mauá inicia Programa de Atenção à Saúde da População Negra

A Secretaria de Saúde da cidade Mauá, por meio da Atenção Básica, implantou o Programa de Atenção à Saúde da População Negra, como preconiza o Plano Municipal da área, com base nas propostas aprovadas em 2009, por ocasião da VI Conferência Municipal de Saúde.

Atualmente, para atender às propostas da VI Conferência, a rede municipal de saúde já conta com os medicamentos indicados para doenças específicas e está em elaboração o levantamento e diagnóstico das condições de saúde da população negra. Este estudo possibilitará o desenvolvimento de políticas públicas para a saúde da população negra. O foco será a prevenção de doenças, como anemia falciforme, câncer de próstata e colo de útero – que acometem mais as pessoas negras –, redução da mortalidade por AVC e infarto e possibilitar mais acesso ao atendimento na rede municipal.



Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mauá tem 33% de negros em sua formação. No entanto, os documentos da Secretaria de Saúde não consideram o quesito raça em seus formulários, o que deverá ser mudado brevemente, para permitir a identificação dos usuários e diagnósticos mais precisos. Para isso, também será realizada a capacitação dos servidores da rede e a sensibilização da população para indicar a raça negra corretamente ao preencher as informações nos serviços da Secretaria.

Além disso, a rede municipal conta com médico hematologista e realiza triagem neo-natal para identificação de eventuais problemas de saúde mais comuns na população negra.

Fonte: Prefeitura de Mauá





Deixe seu comentário