UFABC iniciará em julho curso gratuito para alunos da rede pública de Mauá

Como parte das tratativas para trazer um campus da Universidade Federal para Mauá, o prefeito Donisete Braga anunciou a realização de um curso pré-vestibular coordenado pela UFABC. “Iniciaremos em julho um curso gratuito coordenado pela Universidade destinado a alunos oriundos da rede pública. Será feita seleção, pois inicialmente serão 140 vagas, mas é um passo na inclusão social para possibilitar que nossos jovens possam se preparar para pleitear uma vaga no ensino superior,” destacou o prefeito.

O anuncio do curso na cidade de Mauá foi feito durante a assinatura da portaria nomeando a Comissão Organizadora da IV Conferência Municipal de Educação. O Conselho Municipal de Educação integra a comissão. O evento terá como tema “Educação, Cidade e Participação” e servirá para levantar as propostas do município para a Conferência Nacional.



Ao analisar os temas propostos para orientar os debates da conferência, Donisete destacou o que trata da valorização dos profissionais de educação.  “Vamos iniciar o processo de discussão para avançar na questão do estatuto do magistério, plano de carreira, cursos de formação, mestrado e doutorado. Vamos acompanhar para valorizar nossos profissionais”, afirmou o prefeito.

Para discussão de cada um dos sete temas propostos pela coordenação nacional serão realizadas conferências no período de 06 a 10 de maio. Já a Conferência final, quando serão fechadas as propostas do município, acontece no dia 25 de maio. A etapa estadual ocorre durante o segundo semestre do ano.

“Temos uma grande tarefa ao longo do ano para discutir a conferência nacional. É extremamente importante fazer essa discussão no município, pois esta proposta vai de encontro à intenção do governo municipal para termos uma cidade educadora, transformadora e participativa,” assegurou a secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar.

O documento final da Conferência será o texto base para a revisão do Plano Municipal de Educação, no próximo ano.

Fonte: Prefeitura Mauá





Deixe seu comentário